A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica

  • Wanda Pereira Patrocinio
  • Beltrina da Purificação da Côrte Pereira
  • Wanda Pereira Patrocinio

    Coordenadora do curso de Especialização em Gerontogeriatria do Centro Universitário de Lins (Unilins), Lins, São Paulo, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    Beltrina da Purificação da Côrte Pereira

    Professora assistente do Programa de Estudos Pósgraduados em Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Pósdoutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).



Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de um programa de educação popular em saúde dirigido a idosos comunitários sobre suas atitudes em relação à velhice. O programa foi baseado na metodologia de Paulo Freire e na política de envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde. Constou de 16 sessões semanais de 150 minutos, oferecidas a dois grupos de idosos (n=16) com 60 a 75 anos (M=66,88±5,4). Foi realizado pré-teste, pós-teste e seguimento contendo medidas sociodemográficas, de saúde, de estilo de vida e de atitudes em relação à velhice. Análises de conteúdo mostraram diminuição estatisticamente significante na frequência de atitudes negativas, aumento das positivas e aumento da percepção de que a velhice comporta tanto ganhos quanto perdas. Os resultados sugerem que intervenções desse tipo podem favorecer a qualidade de vida de idosos, promovendo uma visão mais positiva da própria velhice. O programa desenvolvido também contribuiu para o cotidiano de profissionais que atuam na área de educação e saúde.

Palavras-chave

velhice bem-sucedida,
atitudes,
programa de educação popular,
educação em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 24

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio