A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais

  • Cristina Berger Fadel
  • Márcia Helena Baldani
  • Cristina Berger Fadel

    Cirurgiã-dentista. Professora adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FOAUnesp)

    Márcia Helena Baldani

    Professora adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)



Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a percepção de acadêmicos formandos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, quanto ao atual projeto pedagógico. Participaram 91 formandos, os quais responderam a um questionário autoaplicado. A maioria dos alunos mostrou conhecer o projeto pedagógico do curso, com uma percepção positiva, e identificou que contempla as características das Diretrizes Curriculares Nacionais. As competências e habilidades, expressas nas Diretrizes e proporcionadas pelo curso, aquelas nas quais os formandos se consideram mais aptos a desempenhar são: ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; disposição ao aprendizado contínuo; e tomada de decisões e atuação em equipes multiprofissionais. Quanto à estrutura curricular, grande parte dos alunos percebeu duplicação de conteúdos entre as disciplinas e dificuldades em oferecer atenção integral aos pacientes. No entanto, a maioria identifica a integração entre teoria e prática como ideal ou satisfatória. Os resultados deste estudo, somados à avaliação institucional, mostram que, apesar da percepção positiva da comunidade acadêmica, existem algumas fragilidades no atual projeto pedagógico do curso que indicam a necessidade de se avançar na construção de um currículo integrado.

Palavras-chave

educação superior,
ensino,
odontologia

Download


Métricas

  • Visualizações - 20

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.