A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O trabalhador no Programa Saúde da Família no interior do estado do Amazonas: um estudo qualitativo

  • Marilise Katsurayama
  • Rosana Cristina Pereira Parente
  • Rodrigo Otávio Moretti-Pires
  • Marilise Katsurayama

    Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Hospital São Paulo, São Paulo, Brasil.

    Rosana Cristina Pereira Parente

    Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas, Amazonas, Manaus, Brasil.

    Rodrigo Otávio Moretti-Pires

    Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Saúde Pública, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil



Resumo

Este artigo traz uma análise da relação trabalho-subjetividade na Estratégia Saúde da Família no interior do estado do Amazonas, sob a perspectiva da psicodinâmica do trabalho, segundo a qual o trabalho é aquilo que demanda, além do saber-fazer, engajamento do corpo e mobilização da inteligência, a capacidade de refletir, criar e inventar. Propôs-se, a partir daí, uma análise do que é invisível no trabalho, com base nas falas de 75 profissionais da saúde na Estratégia Saúde da Família de quatro municípios do Estado do Amazonas (Coari, Manacapuru, Parintins e São Gabriel da Cachoeira), obtidas por meio de entrevistas individuais, grupos focais e observação participante. Foram identificados diferentes conteúdos significativos do trabalho, ou seja, o sentido simbólico que ele introduz na sua atividade de trabalho, além de estratégias defensivas para a mediação do sofrimento, entre elas a racionalização e a relação de confiança e cooperação encontrada na equipe. Os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família na Amazônia mostraram enfrentar questões peculiares quanto aos serviços de saúde desses locais. Por meio desta pesquisa qualitativa, pudemos dar voz ao trabalhador, considerando-o como o principal gestor de seu próprio trabalho, permitindo através da reflexão vislumbrar seu potencial de gerar mudanças a partir do trabalho cotidiano.

Palavras-chave

trabalhadores,
serviços de saúde,
saúde da família

Download


Métricas

  • Visualizações - 16

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.