A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O discurso médico-higienista no Brasil do início do século XX

  • Laerthe de Moraes Abreu Junior
  • Eliane Vianey de Carvalho
  • Laerthe de Moraes Abreu Junior

    Professor do Programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

    Eliane Vianey de Carvalho

    Pesquisadora na área de História da Educação e integrante do grupo de estudos "A história do pensamento de Foucault e as contribuições para a história da educação". Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). <



Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da relação entre higienismo e educação nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Para isso, analisou-se o discurso médico-higienista presente nas teses da I Conferência Nacional de Educação, realizada pela Associação Brasileira de Educação em Curitiba, Paraná, em 1927, utilizando-se, principalmente, os livros Os anormais (2002) e A ordem do discurso (2009), ambos do filósofo francês Michel Foucault. O exame das teses, bem como a revisão de literatura em história da educação, possibilitou perceber que o objetivo dos médicos, intelectuais e políticos brasileiros da década de 1920 era formar uma consciência higiênica nacional voltada para o progresso do país, instaurando a preocupação com a saúde física, mental e social da população.

Palavras-chave

I Conferência Nacional de Educação,
discurso higienista,
educação

Download


Métricas

  • Visualizações - 214

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio