A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O PROFAE em Minas Gerais: o trabalho da Agência Regional

  • Lélia Maria Madeira
  • Dalva Cifuentes Gonçalves
  • Lélia Maria Madeira

    Coordenadora Geral da Agência Regional do Profae em Minas Gerais - Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento. Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais S/C Ltda.

    Dalva Cifuentes Gonçalves

    Coordenadora Pedagógica da Agência Regional do Profae de Minas Gerais - Herkenhoff & Prates Tecnologia e Desenvolvimento.



Resumo

Muitos esforços têm sido empreendidos em todas as regiões do país para se levar a bom termo a concretização da política de qualificação profissional na área da saúde. O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) é a expressão maior desse propósito, que teve como características essenciais a descentralização e as parcerias, pelas diferentes regiões do país. Neste relato, realizado pela Agência Regional de Minas Gerais, destacam-se aspectos de sua atuação que contribuíram para significativos avanços, junto a todas as instituições envolvidas na implementação dos cursos de Complementação do Ensino Fundamental (CEF) e de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem (CQP).

Palavras-chave

Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE),
supervisão,
monitoramento e avaliação,
qualificação profissional,
auxiliar de enfermagem

Download


Métricas

  • Visualizações - 19

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio