A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O caráter polissêmico e multifacetado do mundo do trabalho

  • Ricardo Antunes
  • Ricardo Antunes

    Professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (UNICAMP) e autor, dentre outros, de Os Sentidos do Trabalho (Boitempo, 6 a edição, 2002) e Adeus ao Trabalho? (Cortez/Unicamp, 8 a edição, 2002). É coordenador da Coleção Mundo do Trabalho (Boitempo).



Resumo

Apresentam-se, aqui, indicações empíricas e analíticas acerca das configurações atuais da classe trabalhadora. Contrariamente às teses que defendem o fim ou o desaparecimento do trabalho, busca-se oferecer uma noção ampliada de trabalho, bem como um esboço analítico da forma de ser da classe trabalhadora em nossos dias e sua nova morfologia. Desse modo, o artigo pretende se contrapor às teses que defendem o desaparecimento ou a desconstrução do trabalho.

Palavras-chave

mutações do trabalho,
sociedade do trabalho,
trabalho e classe trabalhadora atualmente

Download


Métricas

  • Visualizações - 127

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio