A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Capacitação de técnicos de saúde: uma experiência pioneira no estado do Tocantins, Brasil



Resumo

Este artigo tem por objetivo socializar uma experiência vivenciada em um curso de capacitação oferecido no estado do Tocantins, Brasil, pela empresa Enerpeixe S.A., em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de apresentar a metodologia empregada. As aulas foram ministradas por especialistas de cinco laboratórios do IOC/Fiocruz e envolveram o treinamento de agentes comunitários de saúde e técnicos de saúde de secretarias municipais e da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins, possibilitando a interação com profissionais-alunos em disciplinas que versavam sobre os problemas de saúde ocasionados por vetores e seus principais parasitos. A perspectiva adotada levou a uma diversidade de informações que permitiam a cada participante a compreensão do ciclo de vida do vetor e do parasito de doenças como: oncocercose, mansonelose, malária, leishmaniose, esquistossomose e doença de Chagas. Permitiu também a interação com as questões ecológicas, sanitárias e de educação ambiental. O resultado dessa capacitação proporcionou aos docentes e discentes uma experiência sobre a dimensão dos problemas de saúde no estado do Tocantins.

Palavras-chave

capacitação em saúde,
entomologia,
malacologia,
Tocantins,
Brasil

Download


Métricas

  • Visualizações - 23

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.