A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis

  • Laymert Garcia dos Santos
  • Rafael Alves da Silva
  • Pedro Peixoto Ferreira
  • Laymert Garcia dos Santos

    Professor titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CTeMe). Doutor em Sciences de l'Information pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot. Pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales.

    Rafael Alves da Silva

    Doutorando em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CTeMe)

    Pedro Peixoto Ferreira

    Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CteMe). Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Doutorado em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)



Resumo

Partindo de uma análise de Gramsci das transformações pelas quais passava o trabalhador humano no capitalismo do início do século XX, busca-se neste texto indicar aspectos de como tais processos de transformação vêm se dando no capitalismo do início do século XXI. Para isso, abordamos a transição da problemática muscular e energética da substituição do trabalhador humano pela máquina para a problemática cognitiva e informacional do controle nos acoplamentos homem-máquina. Do gorila amestrado de Taylor ao macaco de Nicolelis, mudaram as formas de subsunção do trabalhador ao capital, mas não a própria subsunção.

Palavras-chave

trabalho e tecnologia,
industrialismo,
adaptação psicofísica,
neurociência,
humano-máquina

Download


Métricas

  • Visualizações - 103

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio