A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Memorial de formação: um dispositivo de aprendizagem reflexiva para o cuidado em saúde

  • Miriam Buogo
  • Gardenia de Castro
  • Miriam Buogo

    Enfermeira. Professora do Centro Universitário Metodista do IPA, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Gardenia de Castro

    Bibliotecária da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Alagoas, Maceió, Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências docentes no emprego do memorial de formação do cuidado como metodologia de pesquisa-formação na elaboração de trabalhos de conclusão de curso do Curso de Enfermagem. Por meio dessa abordagem de ensino, pretende-se que o estudante reflita sobre o seu próprio processo de formação a fim de tomar consciência dos acontecimentos, estratégias e espaços que, para ele, ao longo da sua vida, contribuíram como formadores. Nesse sentido, a construção do memorial oportuniza o resgate de leituras a respeito do cuidado, possibilitando aos estudantes a narrativa de suas experiências de formação, de modo significativo, no decorrer do ensino. A reflexão sobre os aprendizados durante a elaboração do memorial de formação permite que o processo de narrar e de escutar a si e ao Outro seja fator de busca de novas identidades profissionais e de novos conhecimentos. Assim, o memorial é um dispositivo pedagógico de reflexão crítica que reinventa o cuidado da pessoa consigo mesma e o cuidado com o Outro, fato que é de extre ma relevância para o futuro profissional de saúde e para o educador.

Palavras-chave

memorial de formação,
autobiografia,
educação em saúde,
educação em enfermagem

Download


Métricas

  • Visualizações - 48

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio