A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Entrevista: Christian Ingo Lenz Dunker

  • Hellington Chianca Couto
  • Hellington Chianca Couto

    Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, mestre pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa Marxista (Nepem-UFRJ)



Resumo

O psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker é professor livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Psicologia e Psicanálise, com o livro Estrutura e constituição da clínica psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento (Annablume, 2011), tem uma importante obra nessas duas áreas, com publicação de artigos e uma seção nas revistas Mente e Cérebro e Cult. Nesta entrevista,1 Dunker trata de temas como a atualidade da psicanálise, sua interface com o pensamento dialético, a questão da ideologia e outros temas que contribuem para compreender o mal-estar hoje, em especial, em países de capitalismo hipertardio como o Brasil.

Download


Métricas

  • Visualizações - 14

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio