A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Terceirização do trabalho docente à luz da responsabilidade social da educação superior

  • Adolfo Ignacio Calderón
  • Adolfo Ignacio Calderón

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal.



Resumo

O artigo apresenta a discussão da compreensão da terceirização do trabalho docente no ensino superior privado, realizado por meio de cooperativas de mão de obra, à luz da responsabilidade social da educação superior. Conceitualiza a responsabilidade social, privilegiando duas abordagens: a normativa, de ordem legal, e a ética, direcionada ao desenvolvimento humano. Examina a coerência ética que deve existir na gestão universitária no equacionamento das exigências de maximização de recursos visando a ganhos de competitividade, com os princípios e valores que deveriam nortear os empreendimentos educacionais dentro de um cenário marcado pelas exigências e demandas do Estado e da sociedade por uma maior responsabilidade social da educação superior, principalmente do setor privado.

Palavras-chave

responsabilidade social universitária,
trabalho docente,
ensino superior privado,
gestão universitária,
terceirização

Download


Métricas

  • Visualizações - 24

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio