A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Modelo de atenção primária à saúde na Venezuela, misión barrio adentro I

  • Flávia Henrique
  • Marco Aurélio Da Ros
  • Thaise Alana Goronzi
  • Giovana Bacilieri Soares
  • Lígia de Almeida Gama
  • Flávia Henrique

    Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz

    Marco Aurélio Da Ros

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    Thaise Alana Goronzi

    Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Médica na Universidade Federal de Santa Catarina

    Giovana Bacilieri Soares

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    Lígia de Almeida Gama

    Prefeitura de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Especialista em Medicina de Família e Comunidade na modalidade Residência Médica na Universidade Federal de Santa Catarina.



Resumo

Este artigo descreve o modelo de atenção primária à saúde da Venezuela: Misión Barrio Adentro I. O método utilizado foi o estudo de caso por meio de análise documental, roteiro de observação e entrevistas obtidas em campo durante os meses de julho e agosto de 2006. Os resultados mostram que a Misión Barrio Adentro está se estruturando rapidamente, com a construção de consultórios populares e desenvolvimento do Sistema Público Nacional de Saúde, que garantem referência e contrarreferência. O processo está baseado no trabalho em equipe, predominam atividades curativas, com desenvolvimento de atividades de prevenção e forte participação popular. Embora as metas estejam sendo atingidas, têm sido pouco documentadas. Este estudo permitiu ampliar o conhecimento acerca dos diferentes modelos de atenção primária em saúde implantados na América Latina, em um contexto de transformação social.

Palavras-chave

sistemas de saúde,
atenção primária à saúde,
estudo de caso

Download


Métricas

  • Visualizações - 77

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio