A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Repercussões da ambiência hospitalar na perspectiva dos trabalhadores de limpeza

  • Elen Petean
  • Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa
  • Rosa Lúcia Rocha Ribeiro
  • Elen Petean

    Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.

    Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa

    Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Pau

    Rosa Lúcia Rocha Ribeiro

    Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.



Resumo

Objetivou-se compreender o trabalho de limpeza hospitalar da perspectiva dos trabalhadores e descrever, na visão deles, as repercussões da ambiência hospitalar sobre o seu cotidiano de vida e trabalho. É um estudo de caso de abordagem qualitativa, empregando a hermenêutica como apoio teórico-metodológico. Os dados foram colhidos por meio da observação não participante e de entrevista com cinco trabalhadoras da limpeza de um hospital universitário. A análise foi por meio de leituras, buscando-se as unidades de significados contidas na transcrição dos dados empíricos, que permitiu o desmembramento em duas categorias: o cotidiano do trabalho de limpeza hospitalar e os reflexos da terceirização na vida do trabalhador da limpeza hospitalar. No hospital estudado, predominou o trabalho feminino e a constante preocupação com os riscos à saúde, principalmente os riscos biológicos. A terceirização reflete-se diretamente sobre o trabalhador, causando-lhe a sensação de um menor valor social e humano. Aponta-se a necessidade dos hospitais oferecerem um ambiente mais acolhedor ao trabalhador terceirizado da limpeza, tão exigidos física e mentalmente.

Palavras-chave

serviços de limpeza,
serviços terceirizados,
ambiente de instituições de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 16

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio