A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Domingos Sávio Alves



Resumo

Domingos Sávio do Nascimento Alves é médico neurologista e sanitarista, com especialização em Psiquiatria Social pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Desde a década de 1980, como médico e duas vezes diretor da Colônia Juliano Moreira, e durante os anos 1990, como coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, tem sido um dos protagonistas do processo de Reforma Psiquiátrica no país. A partir do final da década de 1990, além de consultor eventual do Ministério da Saúde, foi um dos diretores e último presidente do Instituto Franco Basaglia, organização não governamental do Rio de Janeiro que atuava na defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais. Nesta entrevista,1 Domingos aborda a presente e conflituosa situação da nomeação,2 pelo ministro da Saúde, de um inegável crítico da reforma e elabora uma breve análise dos principais avanços e desafios deste processo.

Download


Métricas

  • Visualizações - 56

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio