A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A comunidade como local de protagonismo na integração ensino-serviço e atuação multiprofissional

  • Anízia Aguiar Neta
  • Maria do Socorro Costa Feitosa Alves
  • Anízia Aguiar Neta

    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Leônidas e Maria Deane, Manaus, Amazônia, Brasil.

    Maria do Socorro Costa Feitosa Alves

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia.



Resumo

A discussão atual sobre educação e saúde tem mostrado a necessidade de maior integração entre os serviços de saúde e a academia. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde propõe a disseminação de capacidade pedagógica no Sistema Único de Saúde, de modo que a rede pública de saúde passe a constituir-se num espaço de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. O objetivo que se estabeleceu foi o de conhecer o processo de integração entre o ensino e o serviço de saúde na Atenção Básica em Saúde, a partir da atuação dos preceptores no processo de formação dos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A entrevista semiestruturada e a observação direta foram as técnicas escolhidas, e a análise dos dados, feita com base na abordagem hermenêutica-dialética, mostrou que a atuação dos preceptores se constitui em uma importante estratégia para viabilizar a integração ensino-serviço. A conclusão indica para a compreensão de que os profissionais envolvidos na preceptoria se educam enquanto educam, bem como de que o processo educativo é permeado por saberes e experiências heterogêneas, fator altamente favorável à formação dos estudantes e profissionais.

Palavras-chave

educação,
saúde,
política nacional de educação permanente em saúde,
preceptoria

Download


Métricas

  • Visualizações - 20

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio