A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Atividade física de idosos e a promoção da saúde nas unidades básicas

  • Paulo Henrique Vilela Oliveira de Sá
  • Geraldo Cunha Cury
  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro
  • Paulo Henrique Vilela Oliveira de Sá

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

    Geraldo Cunha Cury

    Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

    Liliane da Consolação Campos Ribeiro

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Enfermagem, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.



Resumo

O estudo teve como objetivo identificar e descrever as ações de promoção à saúde relacionadas à atividade física de idosos nas unidades básicas de saúde, assim como a percepção dos responsáveis sobre essa prática. Tratou-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa, realizada em Diamantina, Minas Gerais, em 2012. Um instrumento com 28 assertivas, organizado na forma de escala Likert, foi utilizado durante as entrevistas com 28 responsáveis por tais ações. Constataram-se 11 ações educativas de promoção da saúde relacionadas à atividade física para idosos, cinco de responsabilidade dos professores e alunos de uma instituição pública de ensino e seis de responsabilidade dos profissionais das equipes de saúde da família. As ações observadas foram ‘grupo de caminhada e exercícios (alongamentos)’, ‘grupo de coluna’ e ‘Qigong’. Os participantes demonstraram seu entendimento sobre os benefícios das atividades físicas para os idosos, o impacto dessas ações na saúde pública e a necessidade de permanente capacitação.

Palavras-chave

envelhecimento,
educação em saúde,
educação continuada,
atividade física,
saúde da família

Download


Métricas

  • Visualizações - 41

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio