A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem

  • Simone Karine da Costa Mesquita
  • Rejane Millions Viana Meneses
  • Déborah Karollyne Ribeiro Ramos
  • Simone Karine da Costa Mesquita

    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Secretaria Municipal de Saúde, Unidade de Saúde da Família, São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, Brasil.

    Rejane Millions Viana Meneses

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

    Déborah Karollyne Ribeiro Ramos

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.



Resumo

O estudo objetivou identificar as dificuldades vivenciadas pelos docentes na implementação de metodologias ativas no curso de graduação em enfermagem de uma instituição federal localizada no Rio Grande do Norte. Tratou-se de pesquisa exploratório-descritiva com enfoque qualitativo. As entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a vinte sujeitos nos meses de agosto e setembro de 2011 e, posteriormente, analisadas seguindo pressupostos da análise de conteúdo. As principais adversidades elencadas pelos sujeitos da pesquisa foram agrupadas em três categorias de análise: problemas curriculares como empecilho para a aplicação de metodologias ativas de ensino/aprendizagem; resistência do docente em implementar metodologias ativas de ensino/aprendizagem; e dificuldade de compreensão da aplicabilidade das metodologias ativas de ensino/aprendizagem na prática docente. Diante de tais dificuldades, fez-se necessário introduzir novas formas de organizar e produzir o conhecimento, uma vez que a utilização de metodologias ativas poderia favorecer a formação de sujeitos com visão ampliada de saúde, ativos e comprometidos com a transformação da realidade. Compreender a utilização de metodologias ativas é fundamental para atender aos pressupostos do paradigma educacional contemporâneo.

Palavras-chave

educação,
metodologias ativas,
ensino de enfermagem,
formação de enfermeiro

Download


Métricas

  • Visualizações - 25

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio