A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A política editorial da TES tem como propósito estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades para autores, pareceristas e editores. Para tanto, torna públicos o escopo, os tipos de contribuição, o processo de avaliação por pares, a forma de acesso ao conteúdo, a posição frente aos direitos autorais, e as normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica.

Escopo

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem áreas centrais à revista, que desta forma acredita contribuir para o aperfeiçoamento de políticas sociais, em geral, e do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular.

Temáticas centrais à revista:

  • Políticas de educação
  • Políticas de saúde
  • Políticas públicas e impactos na educação e na saúde
  • Educação em saúde
  • Qualificação em saúde
  • Formação em saúde
  • Processo de trabalho em saúde
  • Gênero, educação e saúde
  • Racismo, educação e saúde
  • Precarização do trabalho
  • Formas de organização dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde e da educação
  • Organização do trabalho contemporâneo
  • Arte, saúde e formação humana
  • Ambiente, trabalho e saúde
  • Organização popular e saúde
  • Educação popular em saúde
  • Epistemologia, educação e saúde
  • Capitalismo, saúde e educação

Seções

A revista publica contribuições inéditas nas seguintes seções:

Ensaios A convite da editoria. Produção textual de amplo alcance teórico-analítico, não conclusivo e não exaustivo.

Artigos Apresentação de resultado de pesquisa de natureza empírica ou conceitual. Tamanho entre 4.000 e 7.000 palavras, sem contar referências bibliográficas, figuras e notas.

Artigos de revisão Apresentação de análises críticas, sistematizadas e metodologicamente consistentes da literatura científica sobre um tema prioritário para o periódico. Deverão explicitar objetivos, fontes pesquisadas, e aplicações dos critérios de inclusão e exclusão. Tamanho: 4.000 a 7.000 palavras, sem contar referências bibliográficas, figuras e notas.

Notas de conjuntura A convite da editoria. Discussão sistemática e embasada sobre o cenário social atual, sobretudo sob o enfoque da organização do trabalho, das políticas públicas, e dos campos da saúde e educação.

Debates A convite da editoria. Discussão sobre temas centrais à revista.

Entrevistas A convite da editoria. Opinião ou posição de entrevistado qualificado nas áreas de conhecimento da revista.

Resenhas A convite da editoria. Crítica de livro relacionado aos campos de confluência da revista, publicado ou traduzido nos últimos três anos.

A TES não publica ensaios clínicos.

Processo de avaliação

A primeira etapa de avaliação é realizada pelas editoras científicas, que julgam a adequação temática e científico-metodológica, considerando a política editorial do periódico. Esta etapa pode demorar de um até dez dias.

Uma vez aceito nesta primeira fase, o texto passará pela avaliação por pares “duplo cego” (double blind peer review). Nesta fase, as editoras escolhem, no mínimo, dois pesquisadores de áreas correlatas ao tema para avaliar o manuscrito (pareceristas ad-hoc externos e internos à Fiocruz). Os pareceristas têm até 20 dias para enviar o parecer.

Depois de expirado o prazo de resposta, enviamos até três lembretes, e se ainda não tivermos retorno, convidamos outro parecerista indicado pela editora. Os pareceres podem indicar uma das quatro opções:

a) publicação na presente forma;
b) publicação condicionada à realização de pequenas alterações;
c) publicação condicionada à realização de importantes alterações;
d) não deve ser publicado neste periódico.

No caso de divergência entre os pareceres, é solicitado um terceiro parecer para a decisão da Editoria, também com o prazo de 20 dias.

Manuscritos com a indicação de “importantes alterações” (c) precisam ser acompanhados, na versão reformulada, de uma carta com resposta para cada recomendação dos pareceres e o tratamento dado a ela pelos autores, com especial atenção às que não foram atendidas. Cada parecer deve ser comentado separadamente.

O fluxo de avaliação por pares da TES, com as possibilidades de decisão, está descrito na figura a seguir:

Fonte: Editoria, 2021

O termo de cessão e o termo de responsabilidade por todos os aspectos da obra são enviados ao(s) autor(es), que devem assiná-los e devolvê-los à revista.

Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores e dos membros do Conselho Editorial da revista.

Os autores podem acompanhar o processo de avaliação do manuscrito pelo sistema de avaliação online. Os textos serão analisados via formulários de avaliação e serão considerados para análise os seguintes aspectos:

Artigo título, resumo, desenvolvimento do texto, originalidade e referências; metodologia; consistência das conclusões ou dos resultados.

Ensaio título, resumo, originalidade e relevância, desenvolvimento do texto e referências; consistência das conclusões.

Ineditismo

Os originais apresentados à Trabalho, Educação e Saúde não devem ter sido publicados e não devem ser submetidos simultaneamente a outra revista. Originais submetidos à revista não devem, sob hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

 Tempos de avaliação

A avaliação se dá primeiramente pelos editores científicos, em uma pré-análise, cuja duração não deve exceder dez dias. Se aceitos na pré-análise, os editores designam ao menos dois revisores ad-hoc para avaliar o manuscrito. O tempo médio para avaliação por pares, com base no ano 2021, é de três meses. A publicação do texto, após aprovado, também com base no vol. 19 (2021), é de pouco mais de um mês.

A taxa de recusa de manuscritos, com base no ano de 2021, foi de 83%.

Política de Acesso Aberto

Alinhada às práticas de Ciência Aberta, a TES garante o Acesso Aberto e Livre a todo o seu conteúdo digital, disponível gratuitamente on line, de acordo com Gratis and Libre Open Access , no momento da publicação em nosso site. Para tanto, a TES adota a licença CC BY 4.0, a mais aberta da Creative Commons, que permite o uso, a distribuição e a reprodução irrestritos em qualquer meio, desde que os autores originais e a fonte sejam creditados.

A TES é signatária da Budapest Open Access Initiative, cujo modelo de publicação em acesso aberto valorizou a pesquisa e aproximou-a da sociedade. Ampliou a visibilidade do trabalho dos autores e permitiu um maior intercâmbio acadêmico, potencializando o impacto desse trabalho.

A TES não cobra taxas para publicação (APCs) ou leitura dos artigos, tampouco solicita o cadastramento para acesso ao conteúdo. Tem instituído práticas de Ciência Aberta, dentre elas a aceitação de manuscritos publicados em repositórios de preprints e o incentivo de depósito de dados de pesquisa.

Para preprints, recomenda-se a publicação no repositório SciELO Preprints. Quanto aos dados de pesquisa subjacentes aos artigos, sugere-se o SciELO Data. Em ambos os casos, os autores podem ainda optar por outros repositórios: institucionais, específicos de uma disciplina ou multidisciplinares.

Ao optar pelo depósito de dados subjacentes ao seu artigo em repositório, o autor deve informar no repositório escolhido o link de acesso ao trabalho relacionado. Da mesma forma, deverá informar no artigo o link de acesso aos dados depositados.

No sentido de fortalecer o seu compromisso com a disponibilização da produção acadêmica, em consonância com a Via Diamante, o conteúdo da TES pode ser acessado livre e gratuitamente não apenas em seu site, mas também em SciELO, RedALyC e Portal de Periódicos da Fiocruz.

Preservação digital

Como integrante da Coleção SciELO, a TES se beneficia dos processos de preservação já estabelecidos conforme descritos no link: < https://scielo.org/en/about-scielo/digital-preservation/ > . Além disso, a Fiocruz dispõe do repositório institucional ARCA, responsável por preservar artigos, teses, dissertações, e demais objetos digitais de sua produção científico-acadêmica.

Declaração sobre Direitos autorais

Os autores dos artigos publicados na TES continuam a deter os direitos autorais de seus artigos, exceto quando diferentemente identificado em materiais publicados pela revista (imagens, por exemplo), sujeitos aos direitos autorais de seus respectivos detentores.

A TES adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 em todo o seu conteúdo, exceto quando diferentemente identificado. Ela permite distribuir, remixar, adaptar e criar a partir de um trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído crédito pela criação original. Aplica-se, no que couber, o disposto na Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Os autores e/ou titulares concedem ao periódico Trabalho, Educação e Saúde, editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e à Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz o direito de primeira publicação da obra, conforme estabelece o documento Termos e Condições da cessão. Tal obra pode ser reutilizada em traduções para qualquer idioma, futuras reedições e/ou em qualquer veículo de publicação para fins de divulgação da revista, tais como inserção em repositórios digitais.

Ainda em consonância com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, a cessão de direitos autorais ao periódico e à Fiocruz é em caráter permanente, irrevogável, gratuito e sem exclusividade, abrangendo todos os direitos patrimoniais comerciais e não comerciais de utilização da obra científica e/ou artística, inclusive os direitos de voz, imagem e conexos vinculados à obra, durante todo o prazo de duração dos direitos autorais e conexos, em qualquer idioma.

Ética na publicação

O processo editorial da TES pauta-se pelas normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica, estabelecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), e pelos princípios da ética na publicação, estabelecidos nas “Práticas Básicas” e “Fluxogramas” do Committee on Publication Ethics (COPE).

A Trabalho, Educação e Saúde é afiliada e segue orientações do Committee on Publication Ethics (COPE).

As requisições e recursos serão analisados pela editora responsável pelo artigo e pela editora-chefe, considerando: os pareceres dos especialistas, a autonomia editorial quanto à relevância e consistência das contribuições e à luz dos preceitos de ética e boas práticas em pesquisa e publicação.  

A seguir, destacamos algumas das principais responsabilidades dos profissionais envolvidos na publicação.

Autores

  • Os autores se comprometem a ter ciência do conteúdo integral das instruções aos autores da TES.
  • Ao submeterem um artigo, os autores devem garantir que ele é inédito e que não foi submetido, ao mesmo tempo, para publicação em outro periódico. Cabe mencionar que a TES aceita manuscritos publicados em reconhecidos repositórios de preprints.
  • Caso exista publicação prévia que apresente conteúdo semelhante ou que se sobreponha àquele do artigo submetido, os autores deverão informar aos editores, no momento da submissão, e fornecer cópia do material semelhante ou com sobreposição, para uma decisão editorial.
  • No que concerne à autoria, a TES segue as Recomendações do ICMJE. São os seguintes os critérios de autoria, que devem ser preenchidos por todos os designados como autores: (1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) elaboração de versões preliminares do artigo ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual; (3) aprovação final da versão a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Profissionais que não preencham os quatro requisitos, embora tenham contribuído de outras formas para o artigo, devem ser mencionados nos agradecimentos, mas não identificados como autores. Aos autores compete o reconhecimento, bem como a obtenção da permissão por escrito de todos aqueles que forem citados na seção dos agradecimentos.
  • Ainda a respeito da autoria, os autores devem indicar sua contribuição em cada etapa de elaboração do artigo de acordo com a lista a seguir, baseada na Taxonomia CRediT: concepção do estudo, curadoria dos dados, coleta de dados, análise dos dados, redação – manuscrito original, redação – revisão e edição. Outras informações, tais como: financiamento; aspectos éticos; conflito de interesses; apresentação prévia também devem ser indicadas na apresentação do manuscrito.
  • O autor correspondente, aquele que assume a responsabilidade de realizar a comunicação com o periódico durante a submissão do artigo, a revisão por pares e o processo de publicação, deve assegurar que todos os autores revisaram a versão final do manuscrito e concordaram com sua submissão à TES.
  • Compete aos autores manter o registro adequado dos dados do estudo e fornecer o acesso a tais dados, quando requerido pelos editores. A TES incentiva o depósito dos conjuntos de dados em repositório temático ou, quando não houver, em generalista ou institucional, de modo a favorecer o compartilhamento com outros pesquisadores, conforme recomenda o ICMJE.
  • Os autores devem confirmar a indicação de todas as fontes citadas de maneira precisa e completa. Quando há dúvida na inclusão de citações e respectivas referências, verifica-se ou solicita-se o envio do documento citado.
  • Se no processo de avaliação, editores ou pareceristas detectarem excesso de autocitação de autores e/ou do periódico, contata-se o autor correspondente, ou até mesmo todos os autores, para esclarecimentos, a fim de apoiar a tomada de decisão.
  • Qualquer forma de má conduta científica, como a fabricação de dados, a falsificação de dados, a apropriação indevida de dados e materiais e o plágio, não é aceitável e constitui motivo para recusa do manuscrito em qualquer etapa do processo editorial, caso em que o editor iniciará os procedimentos apropriados detalhados pelo COPE. Caso a má conduta científica seja detectada após a publicação, a TES procederá à retirada do artigo de acordo com as "Diretrizes de retirada", do COPE.
  • O autor, ou o primeiro autor de um artigo científico, deve se certificar sobre a veracidade dos dados produzidos por terceiros, inclusive por colaboradores de artigo produzido em coautoria, evitando agir com indiferença ao risco de que o material seja falso, fabricado ou plagiado, o que pode configurar má conduta por negligência.
  • Os autores devem anexar, no ato da submissão, se pertinente, o protocolo de aprovação do estudo por Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos ou animais. Se aplicável, devem ainda informar sobre a obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes.
  • Por envolver a confiança pública no processo científico e a credibilidade dos artigos publicados, os autores devem declarar se há conflitos de interesse que possam influenciar o desenvolvimento do estudo ou a sua conduta. A declaração deve ser feita no corpo do artigo, logo após as referências.
  • Caso os autores identifiquem qualquer tipo de erro no artigo, em qualquer etapa do processo editorial, ou mesmo após sua publicação, deverão entrar em contato com a equipe editorial. Em tais situações, espera-se que cooperem com os editores para uma eventual publicação de errata, expressão de preocupação ou retratação do artigo.

Revisores

O COPE produziu diretrizes que estabelecem os princípios e padrões básicos aos quais todos os revisores devem aderir e que reproduzimos a seguir. Recomendamos a leitura do documento completo em https://publicationethics.org/resources/guidelines-new/cope-ethical-guidelines-peer-reviewers. Assim, durante o processo de revisão por pares, os revisores devem:

  • concordar apenas em revisar manuscritos cujo objeto seja de seu domínio, para que possam realizar uma avaliação adequada e em tempo hábil.
  • não usar as informações obtidas durante o processo de revisão por pares em seu benefício ou de outra pessoa ou organização, ou para prejudicar ou desacreditar terceiros.
  • respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não revelar quaisquer detalhes de um manuscrito ou sua revisão, durante ou após o processo de revisão por pares, além daqueles que são divulgados pela revista. Deve ainda entender que o plágio durante o processo de revisão é considerado má conduta.
  • declarar todos os potenciais conflitos de interesses, buscando o aconselhamento da revista se não tiver certeza se algo constitua um interesse relevante. Caso tais conflitos possam influenciar a avaliação, os revisores devem recusar o convite.
  • não permitir que suas revisões sejam influenciadas pelas origens de um manuscrito, pela nacionalidade, crenças religiosas ou políticas, gênero ou outras características dos autores, ou por considerações comerciais;
  • alertar os editores sobre qualquer suspeita de similaridade com outro artigo.
  • ser objetivos e construtivos em suas revisões, absterem-se de ser hostis e de fazer comentários pessoais caluniosos ou depreciativos.

Editores

Os editores da TES se comprometem a atuar em consonância com as melhores práticas editoriais e a apoiar iniciativas para evitar a má conduta científica e incentivar a ética na publicação.

Devem, ainda:

  • garantir que todos os artigos considerados para publicação, além de relevantes, originais e qualificados, estejam de acordo com os padrões de ética na pesquisa, especialmente no caso de pesquisas envolvendo seres humanos e animais.
  • tratar de modo confidencial o manuscrito e todo o material complementar submetido, protegendo a identidade dos revisores e dos autores, uma vez que a TES adota o procedimento de revisão por pares duplo-cego.
  • assegurar que todos os manuscritos publicados tenham sido adequadamente avaliados por revisores qualificados (incluindo a revisão estatística, quando necessário), não compartilhando com ninguém, à exceção dos próprios autores e revisores, informações sobre seu conteúdo e status no processo de revisão, críticas dos revisores e seu destino final.
  • selecionar revisores externos competentes nas áreas temáticas dos artigos;
  • buscar revisores que elaborem pareceres com boa qualidade e cortesia em um período de tempo adequado.
  • fornecer orientações claras aos revisores externos e solicitar que indiquem quaisquer conflitos de interesse que possam existir, antes do envio do texto completo do artigo para avaliação. 
  • agir com ética em todas as etapas do processo editorial, sem discriminar a origem do manuscrito, nacionalidade, crenças religiosas ou políticas, gênero ou outras características dos autores, ou ainda não se pautar interesses comerciais.
  • adotar uma política editorial transparente, fornecer instruções claras aos autores, inclusive sobre as etapas do processo editorial e os critérios de autoria, e atualizar periodicamente as instruções aos autores.
  • seguir as orientações do COPE no caso de suspeita de má conduta na publicação, investigar cada situação suspeita e publicar erratas, expressões de preocupação e retratações, quando pertinente.
  • fornecer meios para que os membros da equipe da revista envolvidos no processo editorial, incluindo os próprios editores, recebam capacitação e se mantenham atualizados quanto às orientações, recomendações e evidências mais recentes sobre a editoração científica.
  • reconhecer a contribuição dos revisores para a revista, publicando um agradecimento a eles no último número de cada ano.
  • assegurar a autonomia editorial do periódico em relação à sua instituição mantenedora, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade científica da Fundação Oswaldo Cruz, evitando, assim, a endogenia acadêmica.
  • encorajar os revisores a avisarem sobre qualquer suspeita de plágio, publicação duplicada, ou outra forma de má conduta na publicação. 
  • utilizar ferramentas para detecção de plágio, de modo a se evitar esta forma de má conduta, assim como se impedir a publicação duplicada.
  • Qualquer forma de má conduta científica não é aceitável e constitui motivo para recusa do manuscrito em qualquer etapa do processo editorial, caso em que o editor iniciará os procedimentos apropriados detalhados pelo COPE.
  • São formas de má conduta: a fabricação de dados; a falsificação de dados, materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, o que inclui a alteração ou omissão de dados ou resultados; a apropriação indevida de dados e materiais; o plágio, que consiste na apropriação de ideias, processos, resultados ou grandes porções de texto de outra pessoa sem dar o devido crédito; a negligência na certificação da veracidade dos dados; e a reciclagem de texto (também chamada de autoplágio), que ocorre quando uma sobreposição significativa de um mesmo texto é identificada entre dois ou mais artigos ou seções  aparecem (geralmente não referenciadas) em mais de uma das publicações do próprio autor.
  • A TES adota o sistema de plágio iThenticate para o texto previamente selecionado pelas editoras científicas e preparado para a avaliação por pares. O texto é cadastrado na plataforma antiplágio desse sistema de detecção de plágio, que realiza de forma automatizada o processo de pesquisa e comparação de possíveis fontes. 
  • Em caso de plágio, a TES segue as diretrizes do COPE para artigos submetidos e artigos publicados. De acordo com a gradação do resultado da checagem e do resultado do contato mantido com os autores, o editor pode solicitar a correção aos autores que omitiram o crédito ou considerar a retratação do artigo, caso esteja publicado. 
  • Para o caso de autoplágio, a TES segue as "Diretrizes de reciclagem de texto para editores", do COPE.
  • Cada caso é considerado individualmente e depende de fatores, tais como o quanto de texto foi reciclado, onde ocorre a reciclagem e tipo de artigo. Se for detectado em texto submetido, o texto é rejeitado, assegurada a comunicação clara do motivo aos autores. Se for em artigo publicado, pode ser necessário publicar uma correção ou retratação.
  • O artigo retratado não será suprimido de onde foi originalmente publicado.
  • Erros ou falhas que não impliquem má conduta científica poderão ser corrigidos por meio de errata.