A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Vulneração programática como categoria explicativa dos problemas éticos na atenção primária à saúde

  • José Roque Junges
  • Rosangela Barbiani
  • Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli
  • José Roque Junges

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Rosangela Barbiani

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação/Mestrado Profissional em Enfermagem, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli

    Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.



Resumo

Problemas éticos da saúde pública – especialmente os atinentes à atenção primária – demandam uma abordagem específica adequada. A análise fatorial quantitativa sobre problemas éticos na atenção primária apontou gestão, longitudinalidade, prática de equipe, perfil profissional, sigilo e privacidade como pontos específicos. A etapa qualitativa posterior pesquisou exemplos e caminhos de solução, por meio de discussão focal com equipes da atenção primária de Porto Alegre e de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica seguida foi a Teoria Fundamentada. A análise dos resultados teve como pontos de referência as condições causais e intervenientes e as estratégias de ação diante desses problemas. A fragmentação do atendimento e a falta de protagonismo, ocasionadas pelo insuficiente planejamento e pela educação permanente, fragilizam usuários e profissionais. O refinamento desses resultados pela codificação seletiva chegou à categoria nuclear da vulneração programática como categoria explicativa da ocorrência dos problemas éticos na atenção primária.

Palavras-chave

ética,
saúde pública,
atenção primária à saúde,
vulnerabilidade social,
teoria fundamentada

Download


Métricas

  • Visualizações - 144

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)