A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Serviços farmacêuticos clínicos na atenção primária à saúde do Brasil



Resumo

O farmacêutico executa importante papel no cuidado ao usuário da atenção primária, ao proporcionar ações emancipadoras de autocuidado, educação em saúde, promoção da saúde e do uso racional de medicamentos. Nesse contexto, este estudo, por meio de uma revisão integrativa da literatura, objetivou analisar os tipos e os benefícios dos serviços farmacêuticos clínicos desenvolvidos na atenção primária à saúde do Brasil. Foram recrutados, no SciELO e no PubMed/MEDLINE, artigos que tratavam dos serviços farmacêuticos clínicos desenvolvidos na atenção primária no Brasil publicados nos idiomas português, inglês ou espanhol no período de 2007 a 2017. O seguimento farmacoterapêutico é o serviço mais estudado, enquanto a dispensação e a orientação são as atividades realizadas com maior frequência pelos farmacêuticos da atenção primária. Já na esteira dos benefícios, a literatura demonstra a coexistência, a importância e a multidimensionalidade dos serviços farmacêuticos clínicos na promoção da saúde e do uso racional de medicamentos pela comunidade adstrita.

Palavras-chave

USO RACIONAL DOS MEDICAMENTOS,
FARMACÊUTICOS,
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA,
ATENÇÃO FARMACÊUTICA,
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Download


Métricas

  • Visualizações - 509

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.