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Formação em psicologia e a apropriação do enfoque da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará

  • Lidiany Alexandre Azevedo
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu
  • Pedro Henrique Rocha Ribeiro
  • Lidiany Alexandre Azevedo

    Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

    Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu

    Professora assistente da Universidade Federal do Ceará e tutora do PET-Saúde, Fortaleza, Ceará, Brasil. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão

    Pedro Henrique Rocha Ribeiro

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil



Resumo

As mudanças econômicas e sociais ocorridas no Brasil na década de 1980 e a garantia de políticas públicas pela 'Constituição Cidadã' ocasionam o início de uma transformação no campo psi: a inviabilidade do modelo de profissional autônomo e a abertura de novos campos de atuação. Dentre estes, a Saúde Coletiva, em seus três níveis de atenção, é a que mais tem possibilitado essas novas formas de inserção. No entanto, o processo de interlocução dos psicólogos com esse campo do saber vem sendo problemático e remete a uma formação que ainda não tem fornecido a preparação necessária para a atuação em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho teve como objetivo analisar a proposta de formação, para a atuação na atenção primária, prevista pelos cursos de graduação em psicologia de Fortaleza, Ceará, por meio dos seus projetos político-pedagógicos. Para isso usou-se uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a análise documental. Constatou-se que a formação do psicólogo, apesar das novas diretrizes curriculares, ainda é pautada por uma proposta clínica tradicional, com ensino centrado no modelo intervencionista de saúde. Conclui-se apontando a necessidade de mudanças que ampliem e requalifiquem a formação em psicologia para atuação em Atenção Primária à Saúde.

Palavras-chave

formação,
psicologia,
atenção primária

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