A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde

  • Jairo Dias de Freitas
  • Marcelo Firpo Porto
  • Jairo Dias de Freitas

    Professor-pesquisador do Laboratório de Formação Geral na Educação Profissional em Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Labform/EPSJV), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz.

    Marcelo Firpo Porto

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, Brasil



Resumo

Este trabalho discute as possibilidades e os limites da ação local com base nas contribuições do cientista social português Boaventura de Sousa Santos como aporte para a promoção da saúde em comunidades locais vulneráveis. Em especial, discute-se no artigo o conceito de espaços estruturais para entendermos as formas próprias de poder, de direito e de conhecimento da sociedade moderna diante de um capitalismo crescentemente globalizado, com suas contradições e alternativas de ação emancipatória. Tais reflexões fornecem, em nossa opinião, novas bases teórico-metodológicas para reorientar as práticas locais de saúde, ambiente e desenvolvimento. Para concluir, são consideradas as reflexões de Boaventura de Sousa Santos sobre a dupla ruptura epistemológica; e as de Paulo Freire a respeito do inédito viável para a proposição de algumas diretrizes na produção de conhecimentos e o desafio de pensarmos o futuro desses territórios junto aos jovens em contextos comunitários vulneráveis, nos quais situações-limite de sobrevivência e violência fazem parte do cotidiano e imitam ações emancipatórias.

Palavras-chave

desenvolvimento local,
promoção da saúde,
comunidades vulneráveis,
espaços estruturados,
Boaventura de Sousa Santos

Download


Métricas

  • Visualizações - 24

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio