A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas



Resumo

O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).

Palavras-chave

educação ambiental; mídia e educação; conhecimento popular sobre plantas

Download


Métricas

  • Visualizações - 26

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio