A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A produção do conhecimento em saúde mental e o processo de trabalho no centro de atenção psicossocial

  • Ana Lúcia Abrahão
  • Flávia Fasciotti Macedo Azevedo
  • Maria Paula Cerqueira Gomes
  • Ana Lúcia Abrahão

    Universidade Federal Fluminense, Centro de Ciências Médicas, Escola de Enfermagem, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Flávia Fasciotti Macedo Azevedo

    Secretaria Municipal de Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Maria Paula Cerqueira Gomes

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria, Programa de Psiquiatria, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.



Resumo

A premência das mudanças no campo da saúde mental provenientes do redirecionamento do modelo assistencial trouxe à cena o tema da formação como elemento decisivo para a sustentação do processo de reforma psiquiátrica brasileira. Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Política de saúde mental no município do Rio de Janeiro: um estudo sobre as metodologias de formação e qualificação das equipes de saúde mental”, que teve como objetivo estudar o modo como as equipes dos centros de atenção psicossocial do município do Rio de Janeiro produzem sua agenda de formação permanente em saúde mental e como os profissionais reconhecem as formas de produzir conhecimento, pensar e agir no encontro com o trabalho e a produção do cuidado. Empregamos a observação simples e o grupo focal para coleta de dados. A análise do material procurou identificar a associação das práticas discursivas, que desenham territórios existenciais, com a prática pedagógica no processo de trabalho, articulada ao conceito de analisador. Nesse processo de investigação, foi possível identificar a produção de novas referências de saber, produzidas no ato do trabalho, capazes de transformar o mundo do trabalho e de ativar um cuidado ético, responsável e centrado nos interesses dos usuários.

Palavras-chave

saúde mental,
educação permanente,
pesquisa interdisciplinar

Download


Métricas

  • Visualizações - 25

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.