A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Impactos psicossociais do contexto de construção do complexo petroquímico do Rio de Janeiro

  • Marcela de Abreu Moniz
  • Jaqueline Manhães Pereira
  • Rayara Mozer Dias
  • Marcela de Abreu Moniz

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil.

    Jaqueline Manhães Pereira

    Universidade Federal Fluminense, Especialização/Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Rayara Mozer Dias

    Universidade Federal Fluminense, Curso de Graduação em Enfermagem, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil.



Resumo

O estudo objetivou descrever a percepção de graduandos de enfermagem sobre impactos psicossociais e estratégias de coping de uma população vulnerabilizada pelo contexto de construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. Tratou-se de pesquisa-ação, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com 18 graduandos de enfermagem por meio da aplicação das técnicas fotovoz e grupo focal durante o mês de maio de 2015. Os dados receberam tratamento analítico de conteúdo. Os participantes destacaram apenas o consumo e tráfico de drogas, a violência sexual, a disponibilidade dos serviços de saúde como impactos sociais com grande potencial de produzir problemas psicológicos, tais como ansiedade e depressão na população, como consequências do processo de construção da indústria. Estratégias de coping aos estressores ambientais focadas na ação coletiva foram problematizadas por apenas dois participantes. Concluiu-se que a inclusão de modo transversal da temática socioambiental – e sua relação com a saúde mental de populações vulnerabilizadas pelos contextos de construção de empreendimentos industriais no país, em disciplinas da graduação e outros espaços acadêmicos – é fundamental, a fim de estimular a capacidade crítica, reflexiva e política de futuros enfermeiros sobre a relação entre projetos de desenvolvimento, degradação ambiental, equidade e impactos psicológicos na população.

Palavras-chave

saúde mental,
saúde ambiental,
percepção,
estudantes de enfermagem

Download


Métricas

  • Visualizações - 22

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio